Maio com forte corrente cultural

Em Maio a actualidade obriga a destacar vários eventos que vão acontecer em Portugal e também na Galiza. Em todos eles vai entrar a fundo a Audiência Zero, através de um rasto noticioso espalhado na página entrecultura.net . Do fim para o início, sublinhando o seu carácter original e a amplitude ganha, nota para mais uma edição do incomparável Festival de Cans, de 20 a 23 de Maio, coincidindo com as datas do quase homónimo Festival de Cannes, mas trocando o luxo do sul de França pela ruralidade de uma aldeia galega, em Porriño, de reduzidos 300 habitantes. E as salas de cinema não podiam ser mais sui generis, ou talvez se possam considerar castiças: alpendres, adegas, casas rurais e por aí fora, com uma espécie de tractores – os celebrizados chimpibuses – a transportarem os mais ilustres convidados.

Mas há muito mais para ver e ouvir, Maio é um mês culturalmente dinâmico, tendência exponenciada a norte. Histórico mas este ano realizado na Maia, o Fazer a Festa encerrou actos no passado 3 de Maio. Já em Viana do Castelo as atenções estão voltadas para a nona edição dos Encontros de Viana, organizados pelo município, mas concebidos pela Associação ao Norte. Uma homenagem a Manoel de Oliveira e várias sessões de cinena recheiam o cartaz.

E no que toca a concertos aí está um inestimável contributo da activa Cooperativa dos Otários a coleccionar três datas em Maio: White Hills + Black Bombaim (7), Jim Jones Revue + Ghosts of Port Royal (9) e Reverend Deadeye’s No Man Gospel Band (22). A Audiência Zero também não fica parada e promove uma actuação dos galegos Villanos de Boraville no Maus Hábitos.

Já na Serra da Estrela, mais concretamente em Gouveia, o mês inicia logo com um dos mais importantes festivais de rock progressivo do mundo: Gouveira Art Rock de 1 a 3 Maio.

Mais informações em:
www.entrecultura.net

Cans prepara-se para a sexta edição

CInema

Pedro Cadima

Em Cans, os habitantes desta pequena vila situada no concelho de Porriño, na Galiza, já fazem a contagem decrescente para o mais original festival de cinema do mundo. De 20 a 23 de Maio, datas que voltam a coincidir com o glamoroso certame de Cannes, vai acontecer o sexto acto do Festival de Cans, uma maravilhosa incursão do cinema no meio rural, onde os alpendres, as adegas e diferentes tipos de casas de campo cedidas pelos moradores servem para acolher exibições várias de curtas-metragens, estreias de longas-metragens e sessões de cinema documental. E para ajudar ao ambiente campestre, igualmente sedutor, indisfarçavelmente fascinante, a organização impõe o mais sui-generis transporte. Sâo os chimpibuses, pequenos tractores, que desbravam o terreno envolvente e levam os convidados aos mencionados cenários que albergam as exibições dos filmes. Um conceito tão original quanto esplendoroso, exemplaramente definido por agro-glamour.

Ao consagrado realizador galego Xavier Villaverde está já destinado o prémio Pedigree 2009.

Mais informações em:
www.entrecultura.net





0 comentarios: